S I S C A F - m m a c e d o . n e t

Componentes

O SISCAF é um sistema desenvolvido em PHP e utilizando de forma complementar Javascript e AJAX. Também utiliza na sua estrutura os componentes Apache e MySQL que funcionam integrados em si. A seguir é apresentado uma descrição todas as tecnologias utilizadas:

  • Apache - é o mais bem sucedido servidor web livre e reconhecido internacionalmente como a ferramenta mais confiável deste tipo. O servidor web é o programa de computador responsável por aceitar pedidos HTTP de clientes, geralmente os navegadores, e servi-los com respostas HTTP, incluindo opcionalmente dados, que geralmente são páginas web, tais como documentos HTML.
  • MySQL - é um sistema de gerenciamento de banco de dados (SGBD) livre, que utiliza a linguagem SQL (Structured Query Language) como interface. É atualmente um dos bancos de dados mais populares.
  • PHP - (acrônimo recursivo para PHP: Hypertext Preprocessor) é uma linguagem de programação de scripts do lado do servidor que permite a criação de sites dinâmicos. Sites dinâmicos, são aqueles que permitem uma interação com o usuário através de formulários, parâmetros de URL, links, entre outros, e que retornam uma página criada em tempo real. O PHP é processado no servidor, sendo retornado para o usuário somente código HTML/XHTML puro, ou seja, o usuário não enxerga o código PHP. Inicialmente foi desenvolvido para o ambiente Linux, mas atualmente também funciona no ambiente Windows.
  • Javascript - É uma linguagem de script para o HTML/XHTML. Os scripts são pequenos programas que interagem com o navegador e o conteúdo HTML/XHTML de uma página. A sua arquitetura baseada em objetos permite realizar uma ampla variedade de funções, tais como, validar dados de entradas de usuários, acrescentar elementos interativos e efetuar cáculos matemáticos.
  • AJAX - (acrônimo para Asynchronous Javascript And XML) é o uso metodológico de tecnologias como Javascript e XML, providas por navegadores, para tornar páginas Web mais interativas com o usuário, utilizando-se de solicitações assíncronas de informações. AJAX não é uma tecnologia — são realmente várias tecnologias conhecidas trabalhando juntas, cada uma fazendo sua parte, oferecendo novas funcionalidades.
  • XHTML - é a sigla para eXtensible HyperText Markup Language, e é uma reformulação da versão 4.01 da HTML baseada na XML. Ela aproveita as vantagens de uma linguagem de descrição de conteúdos com a compatibilidade com quase tudo o que existe hoje na Web, garantindo uma fácil transição. A XHTML suporta todas as funcionalidades da HTML 4.01 com a aplicação das regras mais rígidas da sintaxe do XML. Ela traz ainda grandes vantagens em termos de acessibilidade já que é uma linguagem independente de dispositivo. Levando em consideração o aumento das plataformas alternativas de acesso a Internet, tais como, computadores portáteis, televisão, telefones, agendas eletrônicas, entre outros.
  • CSS - trata-se de um padrão de formatação para páginas que vai além das limitações impostas pelo HTML/XHTML. O Cascading Style Sheet permite uma versatilidade maior na programação do layout da página sem aumentar o seu tamanho. Basicamente, o CSS permite ao designer um controle maior sobre os atributos tipográficos de uma home page, como tamanho e cor das fontes, espaçamento entre linhas e caracteres, margem do texto, entre outros. Introduziu também às páginas a utilização de layers, permitindo a sobreposição de texto sobre texto ou texto sobre figuras.

Em função das tecnologias utilizadas no desenvolvimento do SISCAF, ele apresenta as seguintes características:

  • Independência da plataforma cliente.
  • Independência da plataforma servidor.
  • Mobilidade dos usuários.
  • Baixo custo de implantação.

Livros publicados (clique na capa para maiores detalhes):
Copyright © 2009-2017 Marcelo da Silva Macedo
Valid XHTML 1.0! Valid CSS!